historia de hoje: o urso chorao



O Urso Chorão


              Marlene B. Cerviglieri



Eram três ursinhos lindos  e saudáveis. Dava gosto ver os três rolando a campina verde na imensa floresta. Todos os animais procuravam sua alimentação durante a manhã logo bem cedinho. O riacho que corria no meio da campina era muito grande de uma água muito límpida, via-se o fundo nitidamente. Eu não gostava muito quando as onças vinham beber água, pois pareciam dóceis mas um certo arrepio passava por mim quando as via. Gostava mesmo era da família dos macacos que sempre estavam na maior das alegrias. Qualquer graveto ou folhinha já era motivo para brincadeira.

Os pássaros  então voavam nas árvores altas, mas desciam também para o solo a fim de ciscarem e às vezes tomar banho. Os jacarés  já viviam dentro da lagoa atrás do penhasco. Era um lugar sombrio que eu não gostava muito.Todo cuidado, por ali, era pouco, apesar de reinar uma certa harmonia entre todos os animais. Mas o que estava incomodando ultimamente era o Urso chorão. Os três irmãos brincavam ali perto de minha árvore favorita e sempre podia observá-los. O que será que acontece para que ele chore o tempo todo? Resolvi que iria observá-lo bem atentamente, e assim fiquei de prontidão em cima da árvore.

Lá chegaram os três. Eram tão iguais que só percebi o chorão porque começou a chorar. Foi então que ouvi a mamãe Ursa dizer aos outros:
- Deixem que ele chore, logo ele vai parar. - Mas o Ursinho chorava e gritava. Então um de seus irmãos chegou até ele e disse:
- Meu irmãozinho, você quer  brincar comigo? - Não houve resposta. Então o Urso chegou até ele e estendeu-lhe  umas folhinhas dizendo-lhe:
- Quer ficar com elas ?
Não houve resposta. Assim meio como quem não quer nada, o outro irmão tentou se comunicar com o chorão.
- Ei, vamos brincar de correr para achar formigueiros? - Não houve resposta.
Sendo assim, os dois voltaram para seus folguedos e deixaram o chorão como a mãe havia dito. Foi então que ela chegou até o filho, sentou-se ao seu lado e o abraçou com carinho.
- Meu querido filhinho, mamãe vai contar uma história bem bonita para você!
Devagar ele foi parando de chorar e ficou só soluçando. Vendo esta cena fiquei intrigado. Voei para bem alto onde estavam meus pais e perguntei:
- Por que, por que ele age assim? Chora e não ouve os irmãos. Ele é muito diferente.
Foi quando minha mamãe me disse:
- Filho, nem todos são iguais, há muitas diferenças.
- Você já imaginou  se todos fossem iguais? Seria um desastre...
- Cada um tem seu dom, sua inteligência seu modo de ser. Ele é um ser especial e muito feliz.
- Muito feliz! - exclamei
- É muito feliz porque ele tem o amor da família. Talvez ele ainda não perceba que é amado.
- Volte para baixo,  creio que agora ele não está mais chorando ou soluçando.

Voei para baixo e fiquei olhando novamente. Agora estavam todos em volta dele falando e rindo.Que coisa estranha, ele parou mesmo de chorar, mas parece que está em outro mundo.
Do meu lado mamãe disse: - E está mesmo meu filho. O carinho e o amor da família dele logo o trarão para cá, afim de que ele possa ter vida própria. Quanta sabedoria vinha de minha mamãe, transformando coisas tão difíceis de eu entender em simples fato.
- Gostaria que você fosse a mamãe dele também.
- Não meu filho, cada um tem a sua família, e ele pertence a família dos ursos e não dos macacos.

São lições de vida que aprendi ao longo do tempo e até hoje ainda aprendo no dia-a-dia. A floresta continua calma, aparentemente, com todos os seus perigos ocultos e eu aqui da minha árvore espreito tudo para saber cada vez mais.
- Humanos...
- Olha mamãe, que coruja linda lá em cima!
- Ela é o símbolo da Sabedoria?
- É o que dizem.
Fiquei contente. - Então é assim, todos são filhos de Deus.
- Exato meu filho!

Um comentário:

Isso, comentem ,as comentem MUITO.
Mas, lembre-se:

Nao xingue.
Fale algo sobre o blog ou post.
Nao escreva bobagens.
Se voce quiser que eu comente no seu blog escreva pra eu retrubuir.
Se voce me seguir, vou te seguir tambem.

Se voce nao obedecer seu comentario nao sera aprovado, ok?

Beijos e comentem em outros posts.